Não é novidade para ninguém que a Bahia tem muitos encantos. Também sem surpresa, o litoral da Bahia foi abençoado com algumas das mais belas paisagens do Brasil. Para quem deseja conhecer alguns desses belos cenários, uma opção é se aventurar pelo sul do Estado, na região chamada Costa do Descobrimento.

Tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999, a região é considerada o berço da história e da cultura brasileira e é cercada por enseadas, rios e praias que proporcionam condições ideais para o contato com a natureza e consigo mesmo.

Porto Seguro possui um aeroporto que recebe voos de várias cidades do Brasil e pode ser o seu ponto de partida para uma viagem que promete encher os olhos e recuperar as energias. Então venha, em direção à paz e à natureza, curtindo um pouco de tudo, para que sua viagem seja inesquecível para o corpo e para a alma!

A Costa do Descobrimento é considerado o berço da história e da cultura brasileira e data de 22 de abril de 1500, quando Pedro Álvares Cabral e seus homens desembarcaram pela primeira vez na costa brasileira.

Essa área fica localizada no sul da Bahia e ainda apresenta cenários  inexplorados, diversas praias semi desertas e maravilhosas belezas naturais!

Abençoada com uma das mais diversas biosferas do planeta, em 1999, a riqueza natural da Bahia aliada ao seu valor histórico ajudaram a colocar a área da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento entre as reservas do Patrimônio Mundial Natural.

Santo André está situado bem no meio desta vasta região, estendendo-se desde a ponta de Corumbau ao sul até à histórica Belmonte, ao norte.

Curtindo a maré baixa e na companhia meditativa de aves marinhas, pequenos caranguejos e a brisa do mar, uma caminhada de seis quilômetros leva você da praia de Santo André pelo litoral até a vila de Santo Antônio.

Como as tartarugas marinhas escolheram esta praia arenosa para desovar, é proibido fazer fogo, cavar buracos na areia ou tocar música alta para não colocar em risco seu frágil processo de reprodução. Por isso, não leve plástico para as praias, ou lembre-se, ao sair, de levar tudo com você.

Se quiser subir um trecho do litoral de carro, pode aproveitar o dia rodeado por altos coqueiros, ser embalado pelas ondas ou pela corrente de um pequeno riacho de água doce que deságua no mar na bela praia de Guaiú.

Já na praia, vale a pena aproveitar o simpático restaurante Maria Nilza para conhecer a tão famosa culinária baiana.

Se você é um amante do surf, siga para o norte alguns quilômetros além de Guaiú em direção a Belmonte até chegar na praia de Mugiquicaba, onde são realizados diversos campeonatos de surf periodicamente. No local, existe também um camping e uma pousada, caso você queira passar a noite no local para não se atrasar para o espetáculo das primeiras ondas da manhã.

Agora que você conhece um pouco das melhores praias da região de Santo André, venha nos visitar, só assim você vai entender porque é um lugar tão único!