Você sabia que o literal da Bahia compreende 1.100 quilômetros de extensão, sendo a maior do Brasil? Pois é!  Mas então cabe saber: qual é o ideal de construções das casas de praia costeiras? Afinal, devemos aproveitar o máximo dessas paisagens maravilhosas!

Aqui seguem 5 princípios de design na hora de construir ou escolher sua casa de praia. 

Não há motivo de habitar uma casa de praia costeira se você não pode apreciar a vista, não é mesmo? O uso de vidro nos permite essa sensação. A utilização do vidro correto é fundamental no seu projeto arquitetônico, vidros duplos com armações separadas termicamente são o ideal, pois isso permitirá que você absorva as vistas deslumbrantes enquanto sua casa continue fresca! Os vidros também são utilizados para dar o conceito de plano aberto, tornando as casas conectadas com o ambiente exterior. Modernas e versáteis, permitem desfrutar da paisagem litorânea.

Sinta a brisa:

O uso de janelas – sejam com persianas, venezianas ou até mesmo janelas basculantes – permitem que você garanta a proteção contra o sol e ainda por cima, que você sinta a brisa que vem do mar! Preveja sempre no seu projeto soluções que permitam a ventilação do ambiente para não criar mofo. As janelas basculantes, por exemplo, colaboram com a circulação do ar e previnem o aparecimento de fungos. O ideal é utilizar nas janelas, materiais de alumínio, PVC ou madeira que possuem maior durabilidade no clima praiano. As janelas, por fim, proporcionam a ventilação adequada tornando nossos espaços residenciais oásis de ar fresco e salgado.

Madeira:

Ao construir na praia, há de se pensar que o material estará exposto a diversas intempéries climáticas. A madeira é um material versátil e costuma ter um custo benefício maior do que as casas de alvenaria, além de o tempo de construção ser menor. O metal é de fácil oxidação nas praias por causa da maresia, já a madeira ou o PVC são alternativas que além de resistirem mais e terem uma eficiência térmica. Contudo, deve-se prestar a atenção à origem do material para que a madeira seja de qualidade e não seja oriunda do desmatamento ilegal. Com a impermeabilização adequada, a madeira fornece um design rústico com características naturais, auxiliando também na decoração, já que você poderá ter um pedacinho da natureza em seu ambiente. 

Não modifique o ambiente ao redor:

Utilize-o ao seu favor! Viver perto das praias significa estar rodeado de ambientes naturais incríveis, onde não há a necessidade de modifica-los. Escolha materiais sustentáveis que se misturarão com a natureza para aproveitar o máximo. Se há uma árvore no seu terreno, uma alternativa é construir entre as árvores, criando uma volumetria que circunde a vegetação existente. As aberturas da casa ficarão assim mais protegidas e com um visual bem agradável. Certifique-se de avaliar adequadamente como você vai aproveitar ao máximo o seu belo local pesquisando os melhores materiais para complementar a área.

Em suma, siga esses mandamentos e terá um ambiente perfeito para usufruir da praia!

O melhor de tudo é que a Marina Santo André proporciona essa experiência completa para você! Ficou interessado? Entre em contato! Temos a casa ideal para a sua necessidade!

Foto por: https://casavogue.globo.com/Interiores/casas/noticia/2020/09/casa-de-praia-rustica-ganha-reforma-para-encher-de-luz-e-vida-os-interiores.html